quinta-feira, 6 de agosto de 2009

OS ALUNOS SÃO OUVIDOS.
Ouvir as pessoas com quem trabalho, aceitar sugestões, trabalhar em coletividade, fazer uma proposta pedagógica de acordo com a realidade da escola são caminhos para melhorar o espírito de equipe escolar. Também trabalhamos as adversidades com projetos pedagógicos em todas as áreas, dar liberdade para que o aluno tenha livre expressão.
Fazemos o acompanhamento mensal, reunindo os professores, diretor e coordenadores para avaliar o aproveitamento de cada aluno. O acompanhamento é passado para as famílias, com estratégias para sanar as dificuldades dos alunos; depois, nos reunimos com eles para lhes passar as decisões do grupo, ouvi-los e aceitar sugestões.
O processo de melhorar a comunicação escolar ocorre´por meio da vontade, do comprometimento, da reflexão, da observação, do diálogo, ferramentas que auxiliam na contrução de uma comunidade aberta e reflexiva. A prática pedagógica exige nova visão da avaliação, com resultados avaliados periodicamente, para que seja possível rever planos e corrigir possíveis desvios.
Élix de Paula Rezende
Matéria publicada em 2008, quando estive na direção da E.M. Dr. Sudalydio Rodrigues Machado.
Camapuã - MS